quinta-feira, 21 de julho de 2011

A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE ENGANA A MUITOS

Criada pelo norte americano Essek M. Kenyon, a teologia da prosperidade tem hoje um papel fortemente influenciador nas igrejas neopentecostais. O problema é como essa “teologia” é pregada. A teologia da prosperidade ou confissão de fé é ditada por conceitos do tipo em que se formos 100% fiéis a Deus, temos o direito de ganharmos regalias financeiras, de desfrutarmos uma vida de riquezas. Um dos versículos em que essa teologia é embasada é Lucas 11:9-10 que diz o seguinte: “Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis ; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.”
              O contexto desse versículo para formar base para este tipo de doutrina está completamente errado, pois nessa passagem Jesus estava nos ensinando a orar de acordo com a edição Almeida Revista e Atualizada. Está certo sim, se pedirmos algo a Deus, Ele sim nos dará, mas a questão é como estamos pedindo e em que situação estamos, estamos precisando realmente daquilo?
            Algumas igrejas usam essa teologia como uma nova forma de “indulgência”, a forma de troca de dinheiro ou bens pela salvação ou perdão feita na Idade Média pela Igreja Católica. Elas pedem certa quantia em dinheiro hoje, para que amanhã ou daqui a algum tempo você possa receber o dobro ou uma quantia muito maior do que aquela que você deu a essa igreja, sendo que isso é pura lorota.
            A pregação dessa doutrina tem sido feita de forma totalmente errônea desde sua criação. Hoje em dia é passado para as pessoas que se você apenas frequentar uma igreja você será próspero custe o que custar, você terá carro do ano, um apartamento na Barra da Tijuca (sem desmerecer os moradores de lá) será dono de grandes negócios, entre outras coisas. Só que as coisas não funcionam bem assim.
            Isaías 1:19 diz claramente “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra”, para termos abundância nessa terra não devemos apenas entrar em uma igreja procurando dinheiro ou bens materiais, mas sim procurando primeiramente o Senhor Deus. Tudo isso vem com o tempo, precisamos primeiro obedecê-lo, ouvi-lo. Também no versículo 20 o profeta a mando de Deus escreve claramente “Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados a espada; porque a boca do Senhor o disse.”
            Precisamos estar atentos a muitas coisas que dirão, serão desde falsas doutrinas, falsas teologias e até falsas denominações como disse Jesus em Mateus 24:11 “levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.” Sobre essa questão Deus não quer que sejamos interesseiros, mas sim fiéis a Sua palavra e obedientes. Jesus disse em Mateus 6:33 “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”, busque primeiro a Deus que depois disso, tudo vem naturalmente e também faça de tudo para enriquecer espiritualmente, pois as coisas terrenas passarão, mas o galardão no céu esse sim será para a vida eterna.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário