sexta-feira, 22 de julho de 2011

AQUELE QUE NOS CONHECE

“E não precisava que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana.”
João 2:25
               
Quem hoje em dia não tem um melhor amigo? Aquele que sabe dos nossos segredos, a nossa reação quando nos assustamos, quando estamos alegres ou tristes. Sabemos que podemos contar com esse amigo pra o que der e vier, mas existe alguém que sabe mais de você do que seu melhor amigo, esse alguém é Deus. Nessa passagem que João relata Jesus não tinha necessidade de saber como era cada um que estava ali em sua volta, pois ele sabia como cada um era, como se portava, seus sentimentos. Mas você deve estar se perguntando por que Jesus veio a Terra se já conhecia cada um de nós no céu, porque a missão principal de Jesus na Terra era morrer por nós, mas antes de isso acontecer ele precisava saber como era sentir a tentação como homem, como carne.
Às vezes pecamos em certas situações em que estamos passando por uma luta. Pensamos que Deus não sabe o que estamos passando, digo a você que se você pensa isso está totalmente errado, pois Ele sabe sim o que nós passamos, nos mínimos detalhes. Deus sabe tudo o que acontece em sua vida, seus segredos aqueles que você não conta pra ninguém, nem mesmo para seu melhor amigo. Ele sabe de suas dificuldades e Ele quer que você saiba de uma coisa, que você pode sempre contar com Ele quando estiver sofrendo, angustiado, nervoso para uma prova, etc. Mas não divida com Deus só isso, fale também suas alegrias, felicidades e conquistas.
Deus é onisciente, Ele sabe de todas as coisas. Nunca esconda nada de Deus, aliás, você nunca conseguirá esconder nada dEle. Cuidado com tudo que você faz, mesmo que não haja ninguém por perto, ninguém olhando, Ele te vê. Uma vez ouvi que damos glória a Deus quando fazemos algo bom sem ninguém ver, isto é, quando ajudamos a alguém que precisa e não cantamos vitória por isso, quando obedecemos à Deus quando só Ele vê, isso é dar glória a Deus.

APRESENTAÇÃO - SEJAM BEM-VINDOS


quinta-feira, 21 de julho de 2011

A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE ENGANA A MUITOS

Criada pelo norte americano Essek M. Kenyon, a teologia da prosperidade tem hoje um papel fortemente influenciador nas igrejas neopentecostais. O problema é como essa “teologia” é pregada. A teologia da prosperidade ou confissão de fé é ditada por conceitos do tipo em que se formos 100% fiéis a Deus, temos o direito de ganharmos regalias financeiras, de desfrutarmos uma vida de riquezas. Um dos versículos em que essa teologia é embasada é Lucas 11:9-10 que diz o seguinte: “Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis ; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.”
              O contexto desse versículo para formar base para este tipo de doutrina está completamente errado, pois nessa passagem Jesus estava nos ensinando a orar de acordo com a edição Almeida Revista e Atualizada. Está certo sim, se pedirmos algo a Deus, Ele sim nos dará, mas a questão é como estamos pedindo e em que situação estamos, estamos precisando realmente daquilo?
            Algumas igrejas usam essa teologia como uma nova forma de “indulgência”, a forma de troca de dinheiro ou bens pela salvação ou perdão feita na Idade Média pela Igreja Católica. Elas pedem certa quantia em dinheiro hoje, para que amanhã ou daqui a algum tempo você possa receber o dobro ou uma quantia muito maior do que aquela que você deu a essa igreja, sendo que isso é pura lorota.
            A pregação dessa doutrina tem sido feita de forma totalmente errônea desde sua criação. Hoje em dia é passado para as pessoas que se você apenas frequentar uma igreja você será próspero custe o que custar, você terá carro do ano, um apartamento na Barra da Tijuca (sem desmerecer os moradores de lá) será dono de grandes negócios, entre outras coisas. Só que as coisas não funcionam bem assim.
            Isaías 1:19 diz claramente “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra”, para termos abundância nessa terra não devemos apenas entrar em uma igreja procurando dinheiro ou bens materiais, mas sim procurando primeiramente o Senhor Deus. Tudo isso vem com o tempo, precisamos primeiro obedecê-lo, ouvi-lo. Também no versículo 20 o profeta a mando de Deus escreve claramente “Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados a espada; porque a boca do Senhor o disse.”
            Precisamos estar atentos a muitas coisas que dirão, serão desde falsas doutrinas, falsas teologias e até falsas denominações como disse Jesus em Mateus 24:11 “levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.” Sobre essa questão Deus não quer que sejamos interesseiros, mas sim fiéis a Sua palavra e obedientes. Jesus disse em Mateus 6:33 “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”, busque primeiro a Deus que depois disso, tudo vem naturalmente e também faça de tudo para enriquecer espiritualmente, pois as coisas terrenas passarão, mas o galardão no céu esse sim será para a vida eterna.  

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O PODER DA DECISÃO

“Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz a porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.”
Gênesis 4:7

            Deus nos deu muitos presentes, mas tem um deles que usamos com mais frequência, que é o livre arbítrio. Com ele temos o poder de escolher qualquer coisa, desde uma simples roupa em uma loja até a profissão que atuaremos em nossa vida. O livre arbítrio não se restringe apenas a vida secular, mas também a vida espiritual. Decidir seguir ou não seguir a Deus é uma responsabilidade bem grande, pois se seguirmos temos que ter o maior cuidado para não cair e sempre obedecer ao Senhor e se não O seguirmos sofreremos o castigo do tormento eterno, a segunda morte.
            Quando nós decidimos por alguma coisa essa decisão pode nos acompanhar pela vida inteira, podem ser decisões pequenas ou grandes, podem ser decisões de pecar ou não pecar. Em nossa caminhada cristã tenho certeza que muitas vezes somos obrigados ou acabamos decidindo por pecar. Você pode achar isso um absurdo, mas é verdade. Quando estamos lutando contra algo, não vigiamos e caímos. Vou te dar um exemplo meu que algumas vezes aconteceram comigo. Em minha caminhada algumas vezes oscila, hora estou bem com Deus, hora estou afastado dEle e com isso o diabo apenas sussurra em meu ouvido, faça isso ou faça aquilo, e a ideia fica em minha cabeça por um bom tempo e por capricho próprio cedo e cometo o pecado sussurrado em meu ouvido. Me arrependo e vou orar a Deus pedindo perdão, mas depois da oração sempre me pergunto por que Deus permite que eu peque, por que Ele deixa que isso aconteça se ele não se agrada, a resposta  é simples, porque depois que o diabo sussurra em seu ouvido o pecado, quem decide cometer ou não é você.
            Somos filhos de Deus e com isso Ele nos mima só que por sermos filhos mimados achamos que podemos decidir tudo na nossa vida, Deus nos deu sim o livre arbítrio, mas também nos deu o versículo “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.”1Co 10:23. Então se vamos decidir, vamos decidir pelas coisas certas, pois a decisão de pecar ou não é nossa, Deus não tem nada a ver com isso, a escolha é nossa. Que possamos escolher pela coisa certa, pelo caminho certo, pelo ministério certo. Uma vez já ouvi falar que nós não fazemos nosso tempo, isso está certo, mas há algo nessa expressão que precisa ser explicado. A expressão diz que não fazemos tempo presente, mas o tempo futuro nós é que fazemos, você pode achar isso um absurdo, mas é a pura verdade, sabe porque fazemos o tempo futuro, porque decidimos o presente e decidindo Deus no presente, faremos Deus no futuro e fazendo Deus no futuro é certo que o futuro será bem sucedido, podem ocorrer tropeções ou quedas, mas no final seremos mais que vencedores em Cristo Jesus. Concluo com mais essa frase que é: decida hoje o seu amanhã, decida por Deus hoje, para que haja Deus no seu amanhã. Que Deus te abençoe rica e abundantemente.