“Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso procedimento, porque está escrito: Sede santos porque eu sou santo.”
1 Pedro 1:15-16
Podemos às vezes achar que ser santo é meio difícil, por também pensarmos que ser santo é igual a ser perfeito, mas te digo que esse ser santo que veremos aqui é bem diferente de ser perfeito. Bem, existem dois tipos de santo. O primeiro tipo é no caso de Jesus. Jesus foi perfeito, foi santo por não ter pecado do início até o fim de sua vida. Sua concepção foi por intermédio do Espírito Santo e sua mãe não engravidou por meio natural, por relação sexual, por isso Jesus não herdou o pecado de Adão. Nesse caso Jesus era Santo, perfeito. Agora o segundo santo, somos nós, o povo que Deus escolheu para morar com Ele nos altos céus. Esse santo significa separação, quer dizer que somos santos porque Deus nos separou do mundo, assim como diz em 1 Pedro 2:9 “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.”, mas muita gente ainda não entende isso.
Muitas pessoas ainda hoje associam santidade com perfeição, coisa que não era para acontecer, pois, infelizmente temos uma inclinação para a carne e pecamos acidentalmente ou não, então seria muito complicado tentar sermos perfeitos, por mais que tentássemos, não conseguiríamos. O que devemos fazer é vigiar, para quê? Para que andemos retamente no caminho de Deus.
Quando aprendemos que devemos ser santos, quer dizer que devemos fugir da aparência do mal dia após dia. Vou te dar um exemplo bíblico bem conhecido, José. José era mordomo na casa de Potifar e seu senhor confiava muito nele. Certo dia a mulher de Potifar fez um convite bem tentador, deita-te comigo, ela disse. José era jovem e a bíblia diz também que ele era formoso de porte e de aparência. A tentação sexual é uma coisa bem forte, principalmente para os jovens. Só estavam José e a mulher de Potifar em casa, que mal tinha acontecer alguma coisa? Mas José sabia que aquilo era pecado, trairia a confiança de seu patrão e acima de tudo desobedeceria a Deus, então José fugiu, disse não para o pecado, ele sabia que era separado.
Ser santo é isso, é toda vez que aparecer uma oportunidade para pecar, mesmo que seja escondido, dizer não. Desde uma mentirinha até a um assassinato, colocando em escala humana, porque para Deus não existe pecadinho e pecadão, não existe tamanho, nós é que fazemos a essa coisa errada de medir cada um.
Ser santo, ter santidade, é ser separado, é não se misturar com o mundo, não fazer as coisas que o mundo faz. Temos que fugir das tentações, começarmos a ter atitudes de verdadeira nação santa, parar de contar piadinhas de gosto duvidoso pros amigos e conversas que não convêm. As pessoas podem até caçoar de você, lá vai o santarrão, não mexe com fulano não que ele é santinho, mas deixe que falem, pois você não precisa agradar a eles, mas sim a Deus, Ele sim é que você tem que agradar e obedecer. Deus é Santo, então tem o direito de exigir santidade de sua nação, de seus escolhidos. Seja santo, mostre para Deus e para os outros que você é separado e não precisa se contaminar com as coisas do mundo para agradar ninguém. Sem falar que quando você escolhe ficar longe das coisas carnais e passa a obedecer mais a Deus, seu relacionamento com Deus melhora e muito, você fica mais perto dEle e mais sensível a sua presença. Comece hoje a andar retamente no caminho de Deus, comece hoje a praticar a santidade, não ligue para que os outros dizem, é melhor obedecer do que sacrificar. Que Deus te abençoe rica e abundantemente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário