sábado, 21 de maio de 2011

Modismos Neopentecostais e a Bíblia

“O uso de benzimento, lenço ungido e distribuição de unção sobre objetos são métodos que podem ter algum respaldo bíblico?”
     O uso de óleo para unção é encontrado na Bíblia Sagrada em situações citadas em Êxodo 30. 26-29; “Com ele ungirás a tenda das congregações, a arca do Testemunho, e a mesa com todos os teus utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso, e o altar do holocausto com todos os utensílios, e a bacia com seu suporte. Assim consagrarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo”. Lendo o texto e o seu contexto (inclusive considerando que trata-se do período da Dispensação da Lei), podemos observar que refere-se à unção de objetos separados (santificação) para o uso exclusivo do Tabernáculo. Não era um óleo comum (Êx 30. 23, 24) e também não era distribuído para o povo. Foi restrito àquele momento e lugar.
                   Temos ainda a unção com óleo a separação para atividade especial ou especifica (como no caso de Davi) e sobre os enfermos. Sobre o lenço ungido, também não há incentivo para essa prática. Mas, em Atos 19. 11, 12? Ali, lemos: “E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam”. Um fato a considerar é que, conforme o comentarista Barnes destaca, o propósito desse milagre específico era dar um sinal ou evidencia do poder de Deus através do ministério do apóstolo Paulo, mostrando aos homens que ele era realmente um servo do Deus Altíssimo. Deus fez aquele milagre específico porque, depois de três meses de ensino baseado nas Escrituras ministrado por Paulo, ainda havia pessoas desobedientes ou de coração endurecido (At 19. 8-12). Como resultado da operação divina através do Apostolo Paulo, Atos, 19. 18-20 declara: “Muitos dos que creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas obras (...)  Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente”. É assim que acontece. A glória e a honra pertencem a Deus e não aos homens.
                 Além disso, não há registros na Bíblia ou fora dela de que a Igreja Primitiva tinha essa prática. Milagres continuavam acontecendo, mas aquele caso do lenço foi excepcional. Hoje, distribuir (e – pior ainda – vender) artefatos semelhantes entre os irmãos, buscando argumenta nessa passagem bíblica, é, no mínimo, desconhecer a hermenêutica e a história bíblica. Também se constitui um grande perigo de se cair na idolatria e/ou na pratica de simonia. Simonia é compra ou a venda de realidades espirituais de favores divinos, bênçãos, cargos eclesiásticos, propriedade material, bens espirituais, coisas sagradas e outras relacionadas. A etimologia dessa palavra provém de Simão, o mago (mencionado em Atos 8, 18). Ele queria comprar o poder espiritual que via em ação dos apóstolos. A ele o apóstolo Pedro respondeu: “Pereça o teu dinheiro, e tu com ele, porque julgaste poder comprar com dinheiro o dom de Deus”,  At 8. 20.
               Por fim, não vemos o apóstolo Paulo incentivando ou oferecendo lenços ou aventais às pessoas. Essas peças (de uso próprio) eram levadas aos enfermos, porque eles não podiam de ir até ele. Não eram oferecidas e tampouco entregues mediante oferta, sacrifício ou algo correlato.
Fonte: Pastor Enoch Tiburtino – Jornal Mensageiro da Paz –  Página 17 - Outubro de 2010

terça-feira, 17 de maio de 2011

Centenario Movimento Pentecostal Brasileiro

               No ano de 2011 haverá a comemoração o Centenário do Pentecostalismo no Brasil, com a fundação da primeira Igreja Pententecostal no Brasil, as Assembléias de Deus. Antes das Assembléias de Deus chegarem ao Brasil, ja existia uma Igreja Pentecostal, a Congregação Cristã no Brasil. Essa denominação foi considerada seita por muitos anos, hoje é considerada como movimento contraditório.
              Em 18 de Junho 1911, Daniel Berg e Gunnar Vingren, os missionários fundadores das Assembléias de Deus, fundaram a primeira Igreja da denominação em Belém do Pará na data em questão. No inicio, o nome da denominação foi Missão de Fé Apostolica, mesmo nome dado a Igreja da Rua Azuza em 1906, mudando para o seu nome atual em 1918.  

               Desde então Avivamento Pentecostal vem crescendo no Brasil e Deus abençoando. Infelizmente, existem Igrejas hoje que se proclamam pentecostais mas não fazem, e nunca farão parte do Movimento Pentecostal.
 Aqui a baixo estão os nomes das principais Igrejas Pentecostais do Brasil:
  • Congregação Cristã no Brasil (considerada movimento contraditório) - Fundada em 1910 pelo Missionário Louis Francescon.
  • Assembléia de Deus - Fundada em 1911 pelos Missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg.
  • Igreja do Evangelho Quadrangular - Fundada em 1951 pelo Missionário Harold Edwin Willians.
  • Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo - Fundada em 1955 pelo Missionário Manoel de Melo.
  • Igreja de Nova Vida - Fundada em 1960 pelo Bispo Robert McAlister 
  • Igreja Pentecostal Deus é Amor (considerada movimento contraditório) - Fundada em 1962 pelo Missionário David Miranda 

INTIMIDADE COM DEUS

“Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem”
Jó 42:5

            Ao longo da história podemos ver que a comunicação evoluiu de forma rápida e hoje podemos nos comunicar com qualquer pessoa do mundo através de celulares, salas de bate-papo, sites de relacionamentos entre outros. Hoje também através disso surgiu um termo não muito usado por nossos pais, os chamados amigos virtuais. Com eles as pessoas desabafam, recebem conselhos, relatam sua vida inteira para alguém que praticamente eles não conhecem. Muitas vezes eu me pergunto se as pessoas em algum momento não suspeitam dessas amizades, se podem ser um golpe para roubar pessoas ou não.
                Através desse exemplo vejo que uma das coisas que as pessoas mais precisam hoje é de alguém que elas possam contar seus problemas ou momentos de felicidade. Muitas vezes no meio cristão as pessoas sentem que nelas está faltando alguma coisa, elas analisam suas vidas e concluem que já tem de tudo para serem felizes, serve a Deus corretamente, tem amigos, família, estabilidade financeira, tudo que faz o emocional da pessoa bem, mas que ainda sim falta algo. Posso te dizer com certeza que o que está faltando nessa pessoa é uma amizade íntima com Deus.
                Várias vezes as pessoas tentam suprir essa necessidade que sentem de algo com alguma outra coisa, dinheiro, viagens, trabalho ou mais amigos, mas enquanto o cristão não se decidir por ter uma amizade íntima com Deus, ele vai continuar procurando e não vai achar. Talvez os diversos problemas que temos em uma igreja, seja pessoal ou doutrinário, a solução pode ser a amizade com Deus.
                Deus deseja que tenhamos uma relação com Ele, por mais que Ele já saiba dos nossos problemas, Ele deseja que saia da nossa boca para que aí haja um ponto de começo da relação entre os dois. Deus nos dá uma verdadeira prova de amor para que tenhamos uma amizade com Ele a morte do seu filho na cruz. Jesus se sacrificou para nos justificar e para nos ligar com Deus. E um ponto que devemos ressaltar é que Ele se fez carne para saber como é ser o ser humano. Deus, na morte de Jesus rasgou o véu do templo de alto a baixo para que nós pudéssemos nos relacionar com Ele. Essa é a maior prova de amor que foi feita para nós, Deus, o todo poderoso Santo quis se relacionar conosco, pecadores sujos e nós simplesmente ignoramos esse fato e nos entregamos ao sistema do mundo.
                Por que ao invés de conversarmos com pessoas que mal conhecemos nós não estabelecemos uma amizade com Deus? Podemos pensar que é difícil ser amigo de Deus, mas te digo que não é. Eu te desafio que a partir de hoje você converse com Deus como nunca conversou antes, sem nenhum formalismo de se ajoelhar se apresentar como mísero pecador, não, Deus não quer isso, Ele quer simplesmente que você o chame de papai. Entregue-se a Ele como uma criança, agradeça o dia quando acordar, faça comentários com Deus sobre qualquer coisa, Ele gosta quando O incluímos no nosso dia a dia. E a partir daí você verá que a necessidade de algo mais acabou e sua vida estará mais completa, sem falar que você começa a perceber a voz de Deus no seu coração, esclarecendo uma dúvida, te dando a solução de um problema, te disciplinando e te dando forças. Saiba que ser amigo de Deus é estar acima da lei dos homens e de qualquer denominação.